Conheça

Vino Bar | Spazio di Evento
Beba vinho. Viva bem.

O CONCEITO

Um bar de vinhos. A proposta é a democratização do vinho; a ideia, provar diferentes rótulos em pequenas doses. O Scantinato quer compartilhar a paixão pelo vinho e acredita que a melhor maneira de aprender sobre o vinho é experimentando.

Novas possibilidades para os amantes da bebida dos deuses, combinando o vinho com seleções gourmet. Pequenas porções criadas para incentivar a experiência, revelar novos aromas e sabores, estimular a conversa com amigos e a troca de conhecimentos e emoções.

Uma novidade enogastronômica que promete instigar os sentidos.


O NOME

Scantinato di Peppo – em italiano, scantinato significa porão e peppo, um apelido usado pelos italianos para seus meninos queridos. 

O restaurante Peppo Cucina, aberto em setembro de 2004 e consagrado pela excelente culinária e padrão de serviços, é a referência perfeita para este novo espaço, que congrega – em um ambiente charmoso – vinhos, espumantes, champanhes e algumas cervejas especiais.


A LOCALIZAÇÃO

Em meio à região mais efervescente de Porto Alegre, o Scantinato se localiza no requintado bairro Moinhos de Vento, com entrada pela Rua Mariante, esquina com a Rua Dona Laura, em um espaço de 210 metros quadrados. Um endereço de fácil acesso, a poucos minutos do centro da cidade ou do Aeroporto Salgado Filho.


A OPERAÇÃO

Provisoriamente estamos funcionando somente com eventos fechados. 


O PROJETO

O projeto arquitetônico do Scantinato é de Ana Paula Freitas, da ADI Arquitetura, e foi criado para transmitir e viabilizar um espaço versátil, multifuncional: um bar de vinhos e um espaço para eventos. O aproveitamento do piso existente, de parquet, e das aberturas originais da casa, inspirou a utilização de materiais “quentes”, como a madeira de demolição, proporcionando uma atmosfera aconchegante. O contraste entre o antigo e o novo se dá com a aplicação de cores e com um móvel central, de design moderno, disposto em módulos, possibilitando diferentes arranjos.

Uma adega climatizada toda de vidro com dormentes de madeira, tendo ao fundo um mapa mundi adesivado na parede, foi concebida para visualização e adequado armazenamento do principal produto do Scantinato: o vinho.

Outros elementos empregados na decoração seguem esse conceito de retrofit - modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado –, como um armário antigo laqueado com cor vibrante e as geladeiras vintage, reformadas e adesivadas com motivos modernos.

O resultado final expressa a contemporaneidade da proposta.



A EQUIPE


Pedro Hoffmann, nome tradicional na gastronomia porto-alegrense, com grande experiência em administração e culinária, assina o cardápio do Scantinato. Ele e sua sócia e esposa, Andrea Martins, montaram a estrutura e comandam a equipe neste novo projeto, com a colaboração do Gerente Sidi Tarallo. O casal já é proprietário do Becco Restaurante (no Hotel Blue Tree Millenium Porto Alegre), Becco Restaurante Bela Vista (no Hotel Blue Tree Towers Porto Alegre) e Peppo Cucina (na Rua Dona Laura).

O designer Renàn Garavello assina a identidade visual do restaurante, concebida por meio de um amplo estudo de marca. A ideia é que todos os pontos de contato do estabelecimento com seus clientes transmitam a essência do Scantinato, tal e qual foi concebida pelos seus proprietários e arquitetos responsáveis.

Confira mais fotos do Scantinato. Clique nas imagens para aumentá-las.